A camisinha masculina é um item essencial na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e gravidez não planejada. Neste guia completo, vamos mostrar as melhores práticas para garantir o uso correto da camisinha e maximizar sua eficácia. Aprender a manusear e cuidar adequadamente desse método de proteção é essencial para uma vida sexual saudável e sem preocupações.
Qual a melhor camisinha?
No mercado há diversas marcas e variações, veja como escolher a melhor para você e saiba as diferenças.
Material do preservativo: As camisinhas geralmente são feitas de látex, mas, se você ou seu parceiro tiver alergia ao material poderá optar por preservativos de poliuretano ou poliisopreno.
Textura e espessura: Algumas camisinhas têm texturas, relevos ou são mais finas para proporcionar uma sensação mais natural. Nessa etapa é legal experimentar as diferentes opções para te ajudar a descobrir qual funciona melhor para você e seu parceiro.
Lubrificação: Muitas camisinhas já vêm pré-lubrificadas para facilitar a colocação e reduzir o atrito, você poderá consultar essa informação na própria embalagem. Lembre-se de sempre ter lubrificante a base de água para que durante a penetração você tenha melhor desempenho e conforto.
Variedade: Existem camisinhas para diferentes finalidades, como aquelas projetadas para oferecer maior sensibilidade, resistência extra ou retardar a ejaculação. Escolha a que atenda melhor às suas necessidades.
Qual a melhor marca de camisinha?
Com as diversas marcas no mercado é comum ficarmos em dúvida em qual escolher, observe as que possui o selo obrigatório do Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO), com ele você pode ficar tranquilo(a) quanto a segurança do material.
Qual o melhor lubrificante para usar com camisinha?
Sempre prefira lubrificantes a base de água, assim você manterá as características do material do preservativo sem correr o risco de ter alterações durante o uso.
Dúvidas mais frequentes referente ao uso de camisinha:
Posso guardar o preservativo na carteira? Não, evite deixar em carteiras e em bolsos traseiros de calças, pois, o calor e a fricção podem danificá-los.
Posso utilizar vaselina ou produtos a base de óleo para lubrificar? Não, produtos como vaselina, óleo de bebê, loção e até mesmo óleo de cozinha podem causar rupturas na camisinha.
Posso utilizar o preservativo mais de uma vez? Não, jamais reutilize o preservativo, uma vez retirado do pênis ele deverá ser descartado corretamente, se necessário utilize um novo preservativo.
Como colocar e tirar um preservativo masculino:
Fontes: CDC, Ministério da Saúde.
Comments